O espetáculo “UMA PASSAGEM PARA DOIS” está de volta ao Teatro Feluma

O espetáculo “UMA PASSAGEM PARA DOIS” está de volta ao Teatro Feluma

08/01/2026 10h00

Veja mais

O espetáculo “UMA PASSAGEM PARA DOIS” está de volta ao Teatro Feluma na 51ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança.

BELO HORIZONTE – De 09 de janeiro a 08 de fevereiro o público vai poder conferir a peça “Uma Passagem para dois” que explora a luta entre dois mundos aparentemente opostos, mas igualmente vitais. Presos em uma estação de trem, um economista e um ator disputam uma única passagem para a liberdade. O tema central desse espetáculo são os conflitos internos: espiritualidade e materialismo, imediatismo e futuro, razão e emoção, ação e contemplação. Afinal, o mundo precisa mais de arte ou de economia?

Com diálogos inspirados na filosofia e nas neurociências, os atores Paulo Rezende e Marcelo do Vale dão vida aos personagens que revelam a maravilha transformadora do pensamento e como ele molda nossas memórias.

Foto: Guto Muniz

O autor e diretor do espetáculo, o neurocirurgião, Jair Raso, revela que a proposta da peça nasceu a partir do curso Neurociências e artes cênicas aplicadas a Ciências da Saúde, que ministra na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, desde 2020. “Conto a minha trajetória entre o teatro e a medicina. Vivi um conflito para entrar na residência médica e fazer papel no teatro ao mesmo tempo. Para resolver essa questão, entrei para a Psicanálise e fui estudar a Filosofia. Freud e Marx foram as principais linhas de pensamentos nas vertentes que escolhi”.

Raso ainda destaca que “Uma passagem para dois” é sua primeira peça neurofilosófica. “Eu procuro associar conceitos da filosofia com os conceitos das neurociências. Neste espetáculo, o público vai encontrar conceito da neurofisiologia; Mind wandering; citações de Sócrates, Freud, Feuerbach, entre outros pensadores. Essa peça é a síntese que eu faço dos meus estudos em filosofia e neurofisiologia, que chamo de neurofilosofia, que atua na construção da inteligência e na construção do humano”.

Venha embarcar em uma experiência imersiva, em um cenário criado por IA, nesse espetáculo que instiga reflexões sobre nossas escolhas.

Serviço

Temporada: 09 de janeiro a 08 de fevereiro
Sexta e Sábado, às 19h | Domingo, às 17h
Local: Teatro FELUMA – Alameda Ezequiel Dias, 275, 7º andar – Centro
Classificação: 12 anos
Duração: 70 minutos
Ingressos: Acesse aqui 60 reais (bilheteria) / 25 reais (Sinparc)
Assessoria de Comunicação: Mayra de Oliveira
(31) 98868-5148

Instituto Cultural Ciências Médicas de Minas Gerais
O Instituto Cultural Ciências Médicas de Minas Gerais (ICCM-MG) foi inaugurado em junho de 2024 como parte do projeto estratégico da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora dos Institutos Ciências Médicas. Sua atuação abraça a excelência e a qualidade, comprometendo-se em promover atividades culturais, publicar trabalhos científicos, preservar o patrimônio histórico e fomentar a produção artística. O ICCM-MG é responsável pela gestão do Teatro Feluma, da Editora Universitária Ciências Médicas e do Centro de Memória Ciências Médicas, consolidando seu compromisso com a preservação cultural e o enriquecimento da sociedade.

Teatro Feluma
O Teatro Feluma é uma iniciativa da Fundação Educacional Lucas Machado, cujo objetivo é ampliar oportunidades para que artistas e produtores mineiros viabilizem projetos culturais, além de promover a integração das artes com o ensino acadêmico.
Localizado no 7º andar do Campus I da FCM-MG, o espaço abriga a sala de espetáculos Prof. Dr. Geraldo Magela Gomes da Cruz, com uma plateia de 382 lugares, preparada para receber espetáculos teatrais, musicais, de dança, além de eventos corporativos.
Dentro do propósito de incentivar e favorecer a prática científica e o aprendizado, o espaço também tem em sua programação seminários, congressos e outras atividades acadêmicas, integrando arte, ciência e educação. Com forte vocação para propiciar ensino e formação multidisciplinar, a FCM-MG acredita que essa iniciativa amplia o aprendizado ao associar cultura e educação.

* Atualizado em 08/01/2026 10h01